quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estratégias ou exageros!

(Gálatas 5.9-13) - "um pouco de fermento leveda a massa toda" - Reflexão: Hoje nos deparamos com igrejas fazendo shows, preparando retiros com várias atividades, teatros, marchas pra Jesus, e vários entretenimentos para se manter estável num mundo tão diversificado. Algumas atividades são interessantes, mas deve haver equilíbrio, por exemplo o teatro, o qual entendo ser uma boa ferramenta de abordagem e preparação para um evangelismo, porém, quando é apenas uma apresentação de talentos, sem mensagens bíblicas fundamentadas, e se utiliza da igreja, tomando a vez da palavra, este pode ser um tiro no pé. Entretanto, é possível perceber a mensagem de Paulo aos gálatas alertando-os á respeito de suas liberdades, e mostrando-os, o quanto eles deveriam se preocupar em não se comparar ou se deixar levar por aspectos de riscos carnais. Devemos ter estratégias para sermos entendidos, mas não precisamos entrar em competições ou demonstrar a nossa capacidade em elaborar eventos. Se o mundo faz carnaval, alguns evangélicos criam blocos de carnaval e adequam as suas idéias cristianizadas e saem tentando atrair mais pessoas que o bloco secular. Se os homosexuais fazem passeatas, alguns evangélicos montam suas marchas e saem com suas bandeiras aos berros, como forma de dizer, que também possui um povo grande. Se as boates seculares estão cheias de jovens, alguns evangélicos criam boates gospel, dá aquela cristianizada no negócio e está tudo certo. Se a música mundana tem uma fonte ideal para divulgá-los, no caso a rede globo, o público gospel cresce os olhos e se atiram na emissora, que é a maior denigridora e insultuosa a mensagem de Cristo. No entanto, de forma alguma o evangelho puro ensina isso, mas, ensina que devemos estar preparados para receber estes, que tem prazer nessas coisas e então transformá-los com a revelação bíblica (escrituras) a ponto de se alegrarem com o viver piedoso e não precisarem de atrativos. Ainda ensina que devemos ser sal e luz da terra (Mc 5.13-14) para ajudar a diminuir o sofrimento humano e revelar a verdade bíblica, mostrando-os, que Jesus subtituiu a nós naquela cruz e que ele está vivo e presente todos os dias!! (Mt 28.20) "estarei convosco todos os dias..." e (Jo 3.16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna". Mas o sal em exagero torna a comida indigesta, se a luz for muita, ninguém enxerga, e por fim, um pouco de fermento é suficiente para levedar a massa, mas se exagerarmos, então encontraremos algumas das situações citadas acima. Se por um lado a igreja não deve se esconder em retiros ou vígilias, por outro ela não precisa entrar na dança, literalmente, no entanto, é melhor ocupar uma posição de resgatadora e suporte das pessoas que precisam de seu amor, justamente nessas horas e lembre-se a igreja é você!

RETORNAI!

2 comentários:

  1. Olá , Concordo em muitos aspectos mas discordo com relação a essa passagem(No entanto, de forma alguma o evangelho puro ensina isso, mas, ensina que devemos estar preparados para receber estes, que tem prazer nessas coisas e então transformá-los com a revelação bíblica (escrituras) a ponto de se alegrarem com o viver piedoso e não precisarem de atrativos.)Sou artista a 36 anos e vejo a arte uma manifestação do amor de Deus para conosco, sendo uma forma de manifestar seu Espirito, não concordo como forma de atrativos , mas a extinção de manifestação sobre o pretexto apenas de estar com Deus parece dizer que nós artistas estamos não estamos com Deus,foi citado anteriormente essa passagem :(Ainda ensina que devemos ser sal e luz da terra (Mc 5.13-14) para ajudar a diminuir o sofrimento humano e revelar a verdade bíblica, mostrando-os, que Jesus subtituiu a nós naquela cruz e que ele está vivo e presente todos os dias!! (Mt28.20) "estarei convosco todos os dias...") Jesus não diferenciou na sua caminhada aqui entre os homens , ele não deixou em nenhum contexto que a dança , a musica, e a manifestação da arte seria o excesso do fermento, vejo muito mais excessos em outros setores da Igreja e que de forma alguma atende a essa passagem citada acima, todo excesso é prejudicial principalmente o de censurar e permitir que as pessoas sejam livres no seu manifestar a gratidao a Deus pela graça nos concedida que é a vida Nele, e Ele é o principio e a essencia de tudo!!! E a Arte é fruto criação,o unico que tem poder de criar é Deus vivo em nós!!! Amém!!!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, muito obrigado por participar de nosso blog, que apesar de nós, tem sido um canal para comunicar o pensamento bíblico. Gosto muito da arte, realmente é uma fonte Divina que nos traz alegria, todavia, o homem tem desvirtuado o seu propósito, assim como, tem utilizado o seu talento com o objetivo diferente do agradável a Deus, ainda mais tratando-se de eventos carnavalescos. No entanto, corroborando com sua frase, que diz, "Ele é o princípio e a essência de tudo", certamente devemos agir conforme pessoas gratas a Ele, e objetivando agradá-lo e não com comportamentos que vemos durante essa data, a qual está longe de ser tratada como meio artístico, haja visto, os números arruinadores para a família brasileira, e para a sociedade em geral, que infelizmente carrega um título desprezível de país do carnaval! Abraços, meu colega.

    ResponderExcluir